A Inclusão Digital ou Infoinclusão compreende a democratização do acesso à tecnologia de informações, trazendo inúmeros benefícios e inserindo todos na sociedade de informação. Analisando o termo desta maneira até parece simples de se concretizar, mas, na verdade para se afirmar que a Inclusão Digital ou infoinclusão ocorreu de forma plena e satisfatória, não deve ser analisada somente por ex: um indivíduo possuir um computador que dispõe de acesso à internet. O aspecto de inclusão é muito mais amplo e depende de muitos outros fatores que extrapolam todos estes conceitos. Ainda é observado na sociedade que muitas pessoas não sabem nem ligar um computador e também não possuem a mínima idéia de como operá-lo. Partindo desta informação chegamos à conclusão que além de possuir os recursos (computador, conexão com a internet) precisa-se de um preparo técnico para conseguir tirar proveito do que é oferecido na sociedade de informações. Outra questão é o individuo não saber o para que usar, ou seja, se não ter um sentido coerente para a utilização de todos estes recursos também não se pode dizer mais uma vez que a Inclusão Digital se deu de forma satisfatória.
A Inclusão Digital está intimamente ligada à questões sociais, políticas e educativas. Se não tiver uma educação adequada os indivíduos podem passar a utilizar tais ferramentas de maneira prejudicial. Apesar de todos os benefícios deste desenvolvimento, muitas “sujeiras” permeiam a vida das pessoas incluídas digitalmente. É muito importante termos à disposição inúmeras informações, rede de contatos (orkut, twitter...), etc, mas também se torna preocupante deixar por ex: uma criança exposta a tudo isto sem um mínimo de monitoramento. Mas considerando que em todo segmento existe os prós e os contras, consideramos que se toda esta tecnologia for utilizada de forma consciente, a sociedade só tem a crescer e se desenvolver cognitivamente.
Pensando agora sobre Exclusão Digital, segundo informações da Wikipédia, compreende um “conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação, História e outras humanidades, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais.” Se refletirmos sobre isto é fácil chegarmos a um consenso de que em nosso país ainda encontramos diversos fatores que bloqueiam a Inclusão Digital. O índice de pobreza gerado pela má distribuição de rendas, falta de acesso à educação de qualidade e outros fatores, impossibilitam grande parcela da população a ter acesso aos recursos tecnológicos e também aos meios de operação dos mesmos. Outro fato a ser considerado é o de alguns locais (principalmente na zona rural) ainda não possuir sequer energia elétrica, o que torna quase zero o contato com a sociedade de informação em curto prazo. Também devemos lembrar ainda da existência de uma porcentagem de analfabetismo relativamente grande, o que torna quase impossível o letramento digital.
Mas esquecendo um pouco dos problemas evidentes, iremos falar um pouco dos benefícios da inclusão digital para a educação. A forma de interação com o mundo digital pelos estudantes proporcionam um alto nível de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e possibilitando o contato com inúmeras fontes de informações, que se cruzadas e bem analisadas, podem render um ótimo aprendizado. Com toda estas transformações acontecendo rapidamente, é quase impossível um professor lecionar sem utilizar de alguma forma os recursos tecnológicos. Muitos softwares desenvolvidos para diversos segmentos do ensino auxiliam e proporcionam uma aula muito mais dinâmica e estimulante. Hoje encontramos uma enorme expansão das instituições de E.a.D., que sem dúvida utilizam vários recursos e mídias de forma bastante intensificada, concretizando a Inclusão Digital de forma saudável. A tendência é esta intensificação ser cada vez maior até nos ensinos presenciais.
Deve-se haver um esforço governamental contemplando diversas faces da Infoinclusão, tanto nas questões de educação geral, disponibilizacão de recursos físicos e também de recursos de treinamento para operar os recursos tecnológicos.
Os recursos tecnológicos (principalmente a internet) podem auxiliar no crescimento educativo, chegando a lugares onde é muito difícil o acesso a uma escola descente, atendendo por ex: um deficiente físico que não pode sair de casa para estudar, porém, como já dito antes, necessita-se do mínimo preparo operacional para que isto funcione bem.
Como educadores musicais podemos difundir as técnicas musicais através dos recursos tecnológicos visando um benefício cultural e de vida, considerando a partir do micro (escolas vizinhas, comunidade) até projeções mais ambiciosas atingindo o macro (país e mundo).
Devemos estar atualizados e preparados para utilizar todos estes recursos de forma que possa realmente trazer benefícios à sociedade, podendo assim dizer que houve uma concretização da Infoinclusão de maneira justa e democrática.
Referências Bibliográficas:
Exclusão Digital. Disponível em:Acesso em 16 de maio de 2010.
Inclusão Digital. Disponível em:Acesso em 16 de maio de 2010.
OLIVEIRA, A.G.P e MONTANARO, P.R. Tecnologias da Internet para Educação Musical. Disponível em: < id="1291">. Acesso em 16 de maio de 2010.
A Inclusão Digital está intimamente ligada à questões sociais, políticas e educativas. Se não tiver uma educação adequada os indivíduos podem passar a utilizar tais ferramentas de maneira prejudicial. Apesar de todos os benefícios deste desenvolvimento, muitas “sujeiras” permeiam a vida das pessoas incluídas digitalmente. É muito importante termos à disposição inúmeras informações, rede de contatos (orkut, twitter...), etc, mas também se torna preocupante deixar por ex: uma criança exposta a tudo isto sem um mínimo de monitoramento. Mas considerando que em todo segmento existe os prós e os contras, consideramos que se toda esta tecnologia for utilizada de forma consciente, a sociedade só tem a crescer e se desenvolver cognitivamente.
Pensando agora sobre Exclusão Digital, segundo informações da Wikipédia, compreende um “conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação, História e outras humanidades, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais.” Se refletirmos sobre isto é fácil chegarmos a um consenso de que em nosso país ainda encontramos diversos fatores que bloqueiam a Inclusão Digital. O índice de pobreza gerado pela má distribuição de rendas, falta de acesso à educação de qualidade e outros fatores, impossibilitam grande parcela da população a ter acesso aos recursos tecnológicos e também aos meios de operação dos mesmos. Outro fato a ser considerado é o de alguns locais (principalmente na zona rural) ainda não possuir sequer energia elétrica, o que torna quase zero o contato com a sociedade de informação em curto prazo. Também devemos lembrar ainda da existência de uma porcentagem de analfabetismo relativamente grande, o que torna quase impossível o letramento digital.
Mas esquecendo um pouco dos problemas evidentes, iremos falar um pouco dos benefícios da inclusão digital para a educação. A forma de interação com o mundo digital pelos estudantes proporcionam um alto nível de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e possibilitando o contato com inúmeras fontes de informações, que se cruzadas e bem analisadas, podem render um ótimo aprendizado. Com toda estas transformações acontecendo rapidamente, é quase impossível um professor lecionar sem utilizar de alguma forma os recursos tecnológicos. Muitos softwares desenvolvidos para diversos segmentos do ensino auxiliam e proporcionam uma aula muito mais dinâmica e estimulante. Hoje encontramos uma enorme expansão das instituições de E.a.D., que sem dúvida utilizam vários recursos e mídias de forma bastante intensificada, concretizando a Inclusão Digital de forma saudável. A tendência é esta intensificação ser cada vez maior até nos ensinos presenciais.
Deve-se haver um esforço governamental contemplando diversas faces da Infoinclusão, tanto nas questões de educação geral, disponibilizacão de recursos físicos e também de recursos de treinamento para operar os recursos tecnológicos.
Os recursos tecnológicos (principalmente a internet) podem auxiliar no crescimento educativo, chegando a lugares onde é muito difícil o acesso a uma escola descente, atendendo por ex: um deficiente físico que não pode sair de casa para estudar, porém, como já dito antes, necessita-se do mínimo preparo operacional para que isto funcione bem.
Como educadores musicais podemos difundir as técnicas musicais através dos recursos tecnológicos visando um benefício cultural e de vida, considerando a partir do micro (escolas vizinhas, comunidade) até projeções mais ambiciosas atingindo o macro (país e mundo).
Devemos estar atualizados e preparados para utilizar todos estes recursos de forma que possa realmente trazer benefícios à sociedade, podendo assim dizer que houve uma concretização da Infoinclusão de maneira justa e democrática.
Referências Bibliográficas:
Exclusão Digital. Disponível em:
Inclusão Digital. Disponível em:
OLIVEIRA, A.G.P e MONTANARO, P.R. Tecnologias da Internet para Educação Musical. Disponível em: < id="1291">. Acesso em 16 de maio de 2010.
Olá gostei do texto, excelente... parabéns
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ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirMeu nome é Rafael Manzoni e estou cursando Educação Musical pela UFSCar. Este blog me ajudou bastante no tema Educação e inclusão digital. A partir disto eu criei um blog com o objetivo trocar informações sobre a Educação Musical e as tecnologias que servem de auxílio para potencializar as aulas e o desenvolvimento de cada aluno.
Se possível visite meu blog e dê sua opinião, pois será muito útil para meu desenvolvimento profissional, bem como do meu blog.
Link:
http://manzonirafael.blogspot.com.br/
Abraços
Olá!
ResponderExcluirSou Welisson Leão, estudante do curso de Educação Musical na Universidade Federal de São Carlos e gostaria de parabenizar o blog, o conteúdo é pertinente ao assunto e me enriqueceu bastante.
Também fiz um blog com um conteúdo parecido. Caso queira compartilhar o assunto, deixe seu recado por lá. Obrigado!
Link:
https://musicaetecnologianaeducacaomusical.blogspot.com.br/