sexta-feira, 21 de maio de 2010

O xilofone

O xilofone é um instrumento de percussão formado por lâminas de madeira dispostos de forma proporcional. Ele não tem origem muito clara, podendo ser asiática ou africana. É encontrado em muitas peças folclóricas. Existem três tipos de xilofones: baixo (mais grave), contralto (médio) e soprano (mais agudo). Nos instrumentos africanos mais antigos as placas ficavam soltas nas coxas do executante ou em covas no chão. Hoje existem xilofones muito sofisticados com teclas fixas, com ou sem ressonadores. Em certas regiões o xilofone é conhecido como marimba.
O xilofone orquestral possui suas lâminas dispostas como no teclado do piano., montado sobre ressonadores tubulares e atravessados por cordões.O xilofone possui 3 oitavas e meia de extensão e sua notação é feita uma oitava abaixo.
O educador mais conhecido com o uso do xilofone é Carl Orff (instrumental Orff).
O trabalho com este instrumento na educação infantil (xilofone do instrumental Orff) é muito importante por facilitar vários trabalhos Dó maior, quando retiradas as teclas fá e si, as crianças podem improvisar com qualquer nota que produzirá uma “criação correta”e agradável ao ouvido, considerando o sistema tonal.

Referência Bibliográfica:

SADIE, S. Dicionário Grove de Música. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário